Como Acertar o Alvo com Estilingue

Dicas de técnicas para melhorar sua mira no tiro esportivo

Todos nós, quando praticamos algum esporte que envolve tiro, naturalmente a finalidade é atirar fazendo mira e acertar o alvo. E qual é a melhor forma de se conseguir fazer isto? O que nos leva a acertar o alvo várias e várias vezes seguidas?

A palavra correta é: disciplina.

Lembra-se quando você começou a aprender tabuadas na aula de matemática? Era muito difícil não era? Mas alguns dias repetindo que 2x2 é igual a 4 você nunca mais esqueceu, não é mesmo?

Pois é, atos repetitivos nos levam a melhorar e em muitos casos, a chegar a perfeição.

Pois para acertar o alvo com tiros de estilingue, ou com outro qualquer objeto para esta finalidade, nada mais é necessário que executar o ato de atirar mirando repetidamente, buscando corrigir possíveis erros.

É preciso se auto educar observando uma sequência de pequenas necessidades para tornar o tiro eficaz.

Vejamos então:

1 - ter em mãos um estilingue que atenda as suas medidas;

2 - o ideal é começar treinando a uma distância do alvo por volta de 3 metros ;

3 - o alvo deve ter mais ou menos 20 x 20 cm, estar a 1,00 até 1,20 m. de altura. No início apenas tente acertar o alvo como um todo e não insista em acertar na mosca. (ponto central do alvo). Por segurança é necessário que por trás do alvo seja colocado um pano para amortecer o impacto da munição;

4 - utilizar munição esférica, sugiro bolas de gude de 20 mm, por serem fáceis de se encontrar e por não causarem efeitos nocivos ao meio ambiente.

Antes de começar a treinar sugiro que leia o nosso artigo ou assista ao vídeo sobre técnicas de tiro com estilingue.


Comece a treinar e procure se auto corrigir. Mantenha sempre uma postura adequada e não mude o ponto de ancoragem da sua puxada. Com estas práticas pode ter certeza de que em pouco tempo você estará acertando o alvo com maior facilidade.


Após um pouco de treino, quando perceber que já há uma certa intimidade com seu estilingue e já consegue acertar o alvo com alguma frequência, entre 3 e 5 metros, podemos passar ao próximo passo:


Como mirar bem no estilingue

Se você praticou da forma indicada, já percebeu que mirar com o estilingue é algo muito instintivo.

Vou passar uma série de pequenos detalhes que devem ser observados e que ajudarão no processo de aperfeiçoamento em mirar com estilingue nos treinos de tiro ao alvo.

Estas dicas que vou passar fazem parte de algumas coisas que observei quando eu mesmo treinava e espero que ajude você também.


Ao fazer a postura defronte ao alvo, esses itens abaixo devem ser observados:

1 - a primeira coisa a ser vista é se a forquilha está em paralelo com o alvo. Considere como se o alvo fosse uma parede a sua frente e a forquilha tem que estar em paralelo com esta parede;

2 - os elásticos devem formar um ângulo de 90 graus em relação à forquilha;

3 - a munição deve apontar para o centro da forquilha;

4 - a sua mão é que deve ir em direção ao seu rosto para fazer o ponto de ancoragem.


Caso prefira, assista ao vídeo: Técnicas de tiro com estilingue.


Com estas pequenas observações, consegui evitar tiros errados e perigosos, pois as vezes os elásticos estavam desalinhados e a munição acabava batendo na forquilha, ou o tiro saia completamente fora da direção desejada.

Não vai adiantar nada estar com uma boa postura, fazer todos estes itens acima e na hora da ancoragem você levar a cabeça para o lado, no sentido de sua mão. A sua mão é que deve ir no sentido de seu rosto. Note que quando fazemos a postura e olhamos para o alvo, nosso cérebro já fez a mira, ou seja, ele já localizou o que deve acertar e isso é feito através da visão. Se você mexer a cabeça evidentemente o seu ponto de visão, ou seja, a sua mira será afetada e o tiro sairá errado. Boa sorte!!