Como Amarrar a Borracha do Estilingue

Dicas de como facilitar as amarrações no estilingue

Todos nós já apanhamos um pouco na hora de amarrar a borracha do estilingue na forquilha ou na malha, não é mesmo?

O processo exige um pouco de atenção, jeito e sensibilidade na força a ser aplicada para as amarras não ficarem frouxas (na forquilha) ou ficarem apertadas demais (na malha).

Claro que com a repetição do processo a gente acaba se acostumando e até achando fácil.

Porém, apesar do processo não ser algo difícil, algumas pessoas tem reclamado, ou pelo menos perguntado, se não existe um processo mais fácil, prático e rápido para se amarrar as borrachas no estilingue, principalmente na forquilha.

A verdade é que também sempre achei meio incômodo amarrar as borrachas na forquilha. Dar o nó contritor na parte da malha é bem mais simples e fácil de aprender.

Existem algumas formas para amarrar os elásticos na forquilha do estilingue, sendo o método mais tradicional, enrolar uma fita elástica dando várias voltas apertadas em torno da forquilha, depois dando uma "PASSADA" por baixo na última volta.

Pode não parecer, mas depois de amarrar uns tres estilingues as mãos já começam a doer e a dar caimbras.

Por ser um processo "chatinho" é que inventaram engenhocas para ajudar na hora de esticar e segurar as partes com segurança e sem desperdício de trabalho. Na internet tem vários vídeos sobre este assunto onde mostram como usar alguns aparelhinhos ou até tesouras cirúrgicas. Na verdade estes equipamentos facilitam o processo, mas não o tornam tão mais rápido assim.

O método mais rápido que conheço é passar o "ENFORCA GATO", tecnicamente conhecido como abraçadeira de nylon, que venho usando há muito tempo nos estilingues com tripa de mico sem ter qualquer problema.

O truque está no uso de um acabamento de couro na extremidade que vai ser amarrado na forquilha, onde faço um pequeno corte nos cantos para facilitar o encaixe e evitar que solte com facilidade, uma vez que a pressão na parte central é menor que nas extremidades.

 

Abraçadeira de nylon sobre encaixe de couro para tripa de mico

 

Como este método que criei, tem dado muito certo com a tripa de mico, resolvi adotá~lo também para as fitas elásticas.

Tive que fazer algumas adaptações baseadas nas reclamações mais comuns e fiquei muito satisfeito com o resultado positivo conseguido, apesar de exigir um pouco mais de atenção na hora de montar a coisa toda.

O problema que mais ocorre é a fita elástica se soltar das amarras, seja por falta de aperto na hora da montagem, ou também por pegarem a forquilha ao contrário na hora de dar o tiro, ou ainda por forçar (esticar muito) na hora do tiro.

Observem estas fotos abaixo e notem que mesmo com elástico ou outro tipo de fita na amarração, a parte central da fita elástica acaba sofrendo mais a ação da puxada e finalmente acaba se soltando.

 

Borracha saindo da forquilha

 

A solução para este problema seria conseguir travar a faixa elástica de forma que ela não "escorregasse" no meio das amarras. A solução que encontrei para estes casos foi colocar um pedaço de palito de dente na dobra da fita elástica, para servir de apoio na parte central, impedindo que a faixa se soltasse por baixo das amarras. Esta maneira acabou funcionando mesmo para as amarrações tradicionais que ficavam um pouquinho frouxas.

 

Dobra com palito antes da amarra

 

Dito isto, vamos passar então a ver como utilizar de forma adequada a abraçadeira de nylon (engasga gato).
A presilha (engasga gato)que tenho usado é mais estreita (2,5mm) e também um pouco mais cumprida (150 a 200mm) para dar mais apoio na hora de puxar. Observe que o corpo da presilha não pode ter rebarbas cortantes para evitar estragos na fita elástica. Procure comprar um produto de qualidade, afinal de contas estas presilhas custam centavos apenas, então use a melhor que puder.
ATENÇÃO: quando for usar este método vá puxando devagar a abraçadeira e ajustando a pressão na forquilha. Pare quando sentir que está firme.

 

Abraçadeira de nylon amarrando fita elástica

 

O outro truque que tenho usado é transpassar a presilha num pedaço de tripa de mico cortada no tamanho adequado a ponta da forquilha. Minhas forquilhas tem 2cm. e 2,5cm de largura, então corto a tripa de mico com 3 e 4 cm.

 

Abraçadeira de nylon transpassando tripa de mico

 

Veja em detalhe como o acabamento com o palito dá maior segurança na amarração, evitando que a parte central da fita elástica acabe escorregando por debaixo tanto da amarra com elástico como com a abraçadeira de nylon revestida com tripa de mico.

 

Amarras com elástico e abraçadeira de nylon