Como atirar com estilingue

Aqui vai uma experiência interessante... a primeira vez que se atira com um estilingue.

É inesquecível e não muito raramente ocorre o fenômeno da sorte de principiante que acerta o alvo seguidamente...  ...aí a festa é total!!

Atirar com um estilingue é sempre muito prazeroso mas requer alguns cuidados. É importante aprender a atirar com estilingue de forma segura e com a técnica correta. Pense nele como se fosse uma arma que portanto requer cuidado ao usar. Esta atitude certamente irá evitar danos e lesões.


Veja bem, a maioria das pessoas, mesmo sem nenhuma experiência consegue atirar com um estilingue, ou seja a pessoa faz tudo quase que instintivamente, o que mostra que com a técnica certa e um pouquinho a mais de treinamento, esta pessoa se tornará um bom atirador.

 

Como carregar o estilingue

A primeira coisa a se fazer é escolher o tipo de munição. Para iniciantes recomendo as bolas de gude de 17 a 20mm. Se quizer saber mais dê uma olhada em Munições em nosso blog.

Escolhida a munição você deverá empunhar o estilingue com a sua mão dominante e colocar a munição na malha (couro), segurando com o dedão e o indicador, buscando manter a munição centralizada.

Mira & Postura

Posicione-se em perpendicular ao alvo, mantendo seus pés levemente afastados, mantendo seu corpo reto. Olhe para o alvo. Estique o braço dominante em direção ao alvo até que ele fique reto (não deixe o cotovelo dobrar). Alguns preferem manter a forquilha na horizontal e outros levemente inclinada ou ainda na vertical. Esta seleção habitualmente ocorre instintivamente, então faça o que seu corpo mandar.

Mantendo o braço reto e na direção do alvo, com a outra mão segure a munição na malha e puxe em direção ao seu rosto na altura do maxilar. Para maiores detalhes sobre postura veja nosso post: Postura e Ancoragem

Atirando com o estilingue

Para os primeiros tiros recomendo que o alvo esteja a 3 metros de distância. Parece pouco mas a maioria das pessoas já tem dificuldades em acertar a esta distância. Note que o nosso alvo tem uma toalha por traz dele. Esta é uma proteção importante pois evita que a munição ricocheteie e cause danos no ambiente ou até no atirador.

Fique alinhado com o alvo e estique o elástico em direção ao seu rosto na altura do maxilar. Procure observar que a forquilha esteja alinhada em paralelo com o alvo e que os elásticos estejam igualmente esticados, ou seja a malha com a munição deve estar na direção do centro da abertura da forquilha. Solte o ar dos pulmões e prenda a respiração. Pronto, solte a munição.

Dica: a mira no estilingue é institiva, então faça a pontaria com os dois olhos abertos na hora de atirar. Com um pouco de prática você irá perceber que é mais fácil acertar o alvo usando esta técnica.

Manutenção e Cuidados

Um estilingue basicamente tem 3 partes: a forquilha - que pode ser de madeira ou outros materiais, o elástico - que pode ser tubo ou faixa elástica e a malha - que habitualmente é de couro mas também pode ser de material sintético.

No caso do tiro acertar a forquilha, o que é muito comum no começo, procure observar se não houve alguma rachadura na forquilha, principalmente se a mesma for de madeira ou plástico. Se isto ocorrer é melhor comprar outra forquilha, pois o risco de acertar o rosto com um pedaço do estilingue é muito grande e as lesãoes podem ser muito sérias.

Quando o tubo elástico, a faixa elástica ou a malha se parte, ou fica fraca, o melhor é trocar. O mesmo acontece quando você começa a se distanciar muito do alvo e as munições caem muito abaixo do desejado. Para ajudar na hora da troca, por favor veja nossa página: Como fazer um estilingue potente


Caso você esteja acertando com frequência a forquilha, procure verificar se ao atirar a munição você não está com a forquilha torta em relação ao alvo. Lembre-se que ela deve estar em paralelo com o alvo e totalmente vertical em relação ao piso. Veja também que as borrachas devem estar com o mesmo alongamento e a malha deve estar sempre na direção do meio da forquilha. Veja também se você não está inclinando a forquilha para a frente, isto diminui a área de saída do projétil.