Fazer um estilingue profissional

Acompanhe este passo a passo e faça logo o seu também!!

Sempre gostei de estilingue, desde a minha infância, quando aos 8 anos eu ganhei o meu primeiro estilingue feito de uma forquilha de goiabeira e as borrachas, que não vieram junto com a forquilha, tivemos que fazer usando a camara de um pneu.

A verdade é que apesar de gostar muito, não tive a oportunidade de poder praticar, pois morava em apartamento e tive que trabalhar desde novo e ajudar nas tarefas da casa, etc...

Porém, quando adulto, sempre que surgia a oportunidade, eu gostava de fazer estilingues , apenas para dar como lembrança para filhos e netos de amigos meus.A maioria deles sempre utilizando forquilha de goiabeira.

Mas o que me despertou a ideia de fazer um estilingue profissional e voltar a praticar o tiro esportivo, foi um encontro casual que tive em Paraty. Conheci um rapaz de origem britânica e durante um papo descontraído ele e contou que era praticante de tiro com estilingue. Como mostrei interesse, ele foi me explicando que na europa e estados unidos este era um lazer procurado por muita gente e que haviam muitos clubes, etc.. etc... Então ele e mostrou algumas peças que ele trazia sempre com ele e me deu algumas dicas de como eu poderia fazer o meu estilingue.

Depois de algum tempo, ele gentilmente me mandou um modelo, via email para que eu pudesse dar andamento ao meu projeto.

Para este projeto utilizei um pedaço de garapeira ou de cumarú (não tenho certeza) que foi tirado de umas sobras de madeiras usadas para fazer a tabeira do telhado de casa (foto 1). Ferramentas utilizadas (foto 2). Recorte da madeira e colagem do molde (foto 3). Dificuldade em recortar com serra tico tico inadequada (foto 4). Uso de furadeira emprestada para fazer a boca da forquilha (foto 5). Acabamento com grosa em morsa improvisada na cadeira  (foto 6). Forquilha finalizada (foto 7). Recortes da empunhadura (foto 8). Colagem da impunhadura (fotos 9 a 15). Acabamento final  (fotos 16 e 17). Estilingue pronto com os eláticos (foto 18).
Abaixo a sequência de fotos que fiz:

Tenho também um vídeo mostrando este passo a passo, clique aqui.


Obrigado por sua visita, volte sempre!