Como fazer um estilingue potente

Neste tutorial vou mostrar como fazer um estilingue potente sem perder a precisão. É evidente que a sua parte é utilizar recursos e técnicas para obter um tiro limpo e preciso, porém, se você é um iniciante, acredito que neste momento você deve se preocupar em melhorar a sua performance para depois se preocupar com potência. 


Como sempre recomendo que se utilize uma forquilha artesanal e já que vamos querer um conjunto que possa proporcionar bons resultados, confira todos os detalhes para que esta forquilha tenha boa ergonomia além de ser feita com madeira resistente.

Resolvida esta primeira parte, vamos falar um pouco sobre que fita elástica ou tubo elástico que iremos usar.

Esta questão deve ser resolvida com calma, pois você terá que conciliar o seu estilo de arremesso com os elásticos utilizados.

Segundo o pessoal mais experiente neste esporte, o ideal para se conseguir mais potência é utilizar faixas elásticas ao invés de tubos elásticos. As faixas são mais flexíveis e suportam uma expansão maior, além de podermos dosar o resultado final definindo as medidas de corte das extremidades combinando com o comprimento. Em alguns casos são utilizadas faixas duplas ou triplas para aumentar a potência do estilingue.

Existem várias marcas de faixas elásticas, no entanto as mais recomendadas são as da marca Thera Band, sendo a Thera Band Gold a preferida, quando o assunto é potência.

Para fazer um corte correto você deverá ter em mãos os seguintes acessórios:

  • base de corte ou vidro do tipo tampa de fogão;
  • lâmina de corte circular
  • régua de metal ou com canto vivo - para não se cortar com a lâmina circular.
  • faixa Thera Band Gold

OBS.: não utilize estilete convencional para o corte de faixa elástica, pois qualquer pequena falha é o suficiente para estragar todo o trabalho.


Além disto é preciso ter um pouco de conhecimento para saber qual o comprimento e as larguras ideais para fazer o corte das faixas, de forma que você consiga ter o melhor aproveitamento possível quando for fazer o arremesso das munições.
E por falar em munições, elas também fazem parte do contexto quando falamos nas faixas elásticas de estilingues, potentes ou não.

Também tem que se levar em conta o seu estilo de atirador. Você faz a postura convencional utilizando o ponto de ancoragem no maxilar? Ou para dar maior potência você prefere lançar atirando em butterfly?


Se você não tem uma noção exata de como preparar o corte de suas faixas elásticas, por favor dê uma olhada no link abaixo para obter ajuda no cálculo do corte:

http://www.slingshotchannel.com/band_calc.html