Tipos de Munição

Veja qual a melhor munição para seu estilo

Podemos utilizar vários tipos de munição no estilingue: pedras, esteras de aço ou chumbo, bolinhas de gude, bolas de barro, etc... Estes projéteis também podem ter pesos e formatos diferentes.

É preciso lembrar que independente de qual o tipo de munição for utilizada, se você for treinar com alvo fixo, não esquecer de colocar um pano para amortecimento de impacto.

Para iniciantes, acho que bolinhas de gude de 17 a 20mm. e esferas de aço de 6 ou 8mm. são ideais. Considere que as bolinhas de gude tem boa durabilidade e são muito fáceis de se encontrar. Note que estes tipos de projétil ricocheteiam quando atingem uma superfície dura, o que pode nos machucar, poristo a necessidade do amortecimento do impacto.

Nos campeonatos são utilizadas esferas de argila, pois são mais seguras onde existe gente por perto, uma vez que elas se partem com mais facilidade ao atingirem seus alvos evitando que ricocheteiem.


Tecnicamente falando, as esferas menores oferecem maior poder de penetração mas com um curto alcance. Esta preocupação está muito relacionada com o poder de destruição de alvos.

O pessoal mais experiente recomenda esferas de aço de 20mm (note que não é apenas maior e sim mais pesada também) para se obter um resultado de destruição melhor considerando-se tiros de 15 a 20metros de distância.

Uma boa alternativa, para se atingir um peso melhor são esferas de chumbo, que tem a vantagem de ricochetear com menor potência, uma vez que ao atingir um objeto rígido o chumbo se deforma (amassa) com mais facilidade, absorvendo boa parte de sua energia.

O chumbo pode facilmente ser derretido e fundido e se você tiver um pouco de habilidade e as ferramentas certas poderá fazer sua munição no tamanho que desejar.

A única preocupação é que o chumbo não é bio degradável como o aço e poderá contaminar o meio ambiente.

Considerando-se que não tenhamos estas alternativas de munição, o que nos resta são as pedras naturais ou formadas por restos de construção ou os pedriscos, normalmente existentes em beiras de rio. O ideal para se utilizar são os que tiverem a forma arredondada, pois vão garantir um melhor resultado.