Força & Habilidade

Veja como utilizar de forma mais favorável suas habilidades adotando maior ou menor potência de tiro

Quando estamos iniciando e logo que começamos a acertar o alvo repetidas vezes, passamos a achar que é fácil e imediatamente vamos aumentando a distância do alvo e já quereremos mais potência no arremesso do projétil, mesmo sem ter a habilidade suficiente para controlar o estilingue com eficiência.

Como dizia a propaganda do pneu: "o que adianta ter força se não tiver a direção".

É isso aí, não adianta nada ter um estilingue super potente e não conseguir acertar o alvo. Então é necessário encontrar um ponto de acordo entre a força e a habilidade para melhorar a eficiência.


Há alguns anos atras, quando voltei novamente a minha atenção para o lazer com estilingue, desenvolvi um equipamento com dupla tira de tripa de mico.

Para minha surpresa, quando fui testar o equipamento, percebi que após anos com crises de tendinite, as minhas duas mãos não tinham força suficiente para esticar os elásticos de forma eficiente. Ou a mão da forquilha perdia a força e dobrava para tras ou a mão que segurava o projétil simplesmente o soltava perigosamente fora de hora, ou quando estava um pouqinho melhor ficava tremendo prejudicando a mira.

Resultado... tive que recomeçar com um elático só e tentando acertar um alvo a apenas 3 metros de distância, além de seções extras de fisioterapia.


O que posso recomendar, baseado em minhas recentes experiências é que o ideal para iniciantes ou para quem há muito tempo não pratica, utilizar as bandas elásticas ou tripas de mico simples.

Isto vai facilitar a puxada e ao mesmo tempo evitar aquela tremedeira na parada para apurar a mira. Esta facilidade na tração dos elásticos vai dar também mais confiança no arremesso do projétil, pois a estabilidade da postura ficará menos comprometida.


Ao sentir mais eficiente, com mais habilidade, acertando mais os alvos, podemos ir aumentando a potência. Para quem usa tiras, poderá ir aumentanto a largura da tira simples, pois isto irá aumentar a potência, exigindo um pouco mais de força na puxada.

Quando estiver bem treinado, experimente as tiras duplas.


Desta forma você irá obtendo mais força (potência) no tiro e ao mesmo tempo melhorando a sua habilidade com o estilingue, obtendo maior eficiência.

Segundo alguns praticantes muito mais experientes que eu, o ideal é treinar com bandas simples até ter um bom aproveitamento em tiros de 10 a 15 metros e então começar a treinar com bandas duplas.